O que fazemos
Evangelização infantil
- Promover a integração do educando (criança/jovem) consigo mesmo, com o próximo e com Deus;
- Proporcionar ao educando (criança/jovem) o estudo da Lei Natural que rege o universo e da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal;
- Oferecer ao educando a oportunidade de perceber-se como homem integral, crítico, consciente, participativo, herdeiro do seu meio, rumo a toda perfeição de que é suscetível.
Seguindo a diretriz acima traçada, a escola de moral cristã MEIMEI, coloca à disposição dos interessados, segundo a faixa etária, grupos, onde procura através de monitores, estimular o desenvolvimento dos princípios éticos – regras de conduta, responsabilidade social, respeito aos seres vivos, bem como o desenvolvimento dos princípios morais – o sentido da religiosidade e a necessidade da transformação espiritual através do estudo do Evangelho de Jesus.
Tudo isso de maneira didática, com o uso de música, jogos, brincadeiras, dinâmicas, histórias, filmes, etc.
Durante a aula de Moral Cristã ocorre o Grupo de Pais, que trazem idéias e participam de estudo acompanhados por coordenadores.
Para participar os interessados devem comparecer na sede da UEFA, nos horários definidos na agenda.
Palestra e passe
Passe: o passe é a passagem de uma pessoa para outra de uma certa quantidade de energia fluídica. É dado de mente para mente. É a mente que produz fluidos bons e não as mãos mexendo de baixo para cima, de cima para baixo no doente.
Desnecessária ainda a chamada “limpeza fluídica”, quando, pretendendo retirar fluidos deletérios do organismo doente, o passista usa gestos de expulsão dos fluidos.
Allan Kardec elucida:
“O fluido bom expulsa o fluido ruim.”
Os técnicos em magnetismo são os Espíritos. Nós somos instrumentos motivados pelo amor ao nosso próximo. Há, numa Casa Espírita bem organizada, toda uma equipe espiritual coordenando o trabalho da bioenergia na sala de passes.
Precisamos dar um sentido ético e uma direção segura à doação fluídica, apenas estendendo as mãos sobre a cabeça do paciente. As mãos transmitem as energias que a mente do passista fabrica e capta.
A mente age como uma antena quando recebemos os recursos do plano superior e também quando retiramos estes recursos do próprio organismo. “A faculdade de curar pela imposição das mãos tem sem dúvida alguma o princípio numa força excepcional de expansão, suscetível de ser aumentada por vários motivos, entre os quais predomina a pureza de sentimentos, desinteresse, benevolência, desejo ardente de aliviar, prece e confiança em Deus.” Obras Póstumas [parte I-it 92]
Palestra – sempre baseada no Evangelho de Jesus, à luz da Doutrina Espírita. Nas palestras abertas ao público em geral, damos o nome de Fluidoterapia [do latim: fluidu + do grego: therapeía] – É o tratamento feito com fluidos.
Além da palestra são também ministrados os passes. Para participar, consulte a agenda.
Mocidade espírita
A MEFA convida todos os jovens interessados em:
- conhecer a doutrina
- falar sobre temas da atualidade
- integrar um grupo em que vai sempre vai poder expor seus pensamentos
- fazer amigos com as mesmas afinidades
A mocidade é uma grande família espiritual que irá fornecer: amizade, conhecimento, liberdade de expressão e quebra de preconceitos. Todos são bem vindos para fazer parte deste grupo que unido busca as respostas para uma vida melhor!
A Mocidade tem como objetivo oferecer ao jovem a oportunidade de estar em um grupo em que ele vai estudar a doutrina com aulas voltadas para as necessidades do jovem da atualidade.
Filmes, músicas entre outros entretenimentos serão usados de modo a interagir e trazer a doutrina para o dia a dia.
Na M.E.F.A existe um canal de comunicação para que os jovens possam trazer assuntos que queiram estudar, inclusive sobre polêmicos, a fim de desmistificá-los. Assim, o grupo terá a liberdade de se expressar, expor suas opiniões, falar sobre suas dúvidas e problemas, deste modo todos poderão se ajudar.
Os encontros são aos sábados das 14h às 15h30 na UEFA (Rua Rua Augusto de Macedo Costa, 74).
Mais informações na secretaria ou por e-mail mocidade@uefa.org.br
Requisito: ter mais de 14 anos.
Para participar, consulte a agenda.
Passos de luz
No decorrer de muitos anos de atividades junto ao atendimento fraterno – nas entrevistas – na União Espírita Francisco de Assis – UEFA, fomos recolhendo depoimentos de muitos que chegavam à Casa , criaituras que se degradavam , chegando ao auge do desespero e ao fundo do poço.
Entrevistas que eram marcadas pelo choro compulsivo das mães e dos familiares que assistiam os seus amados perderem a dignidade para o vício das drogas e do álcool.
Vendiam o que tinham, iniciavam a prática da mentira, do disfarce, da ironia, da prostituição, da humilhação enfim, destituídos do fortalecimento necessário para darem o basta à dependência que os consumia.
Mas muitos destes, com determinação e vontade, após quedas espetaculares, ascendem a aceitação da doença já instalada e decidem corajosamente por sair da situação, na busca pela reconstrução de suas vidas.
O que as motiva?
O que as desperta?
Certamente as respostas estão dentro de cada um de nós, pelas experiências dolorosas do passado e desta vida e do que buscamos para nossa felicidade.
A Espiritualidade que nos assiste, composta por irmãos caridosos e que por compaixão nos sinalizam os melhores procedimentos a serem desenvolvidos, iniciou árdua e efetiva campanha para nos “alertar” ao início de nova tarefa, que desta vez ampliaria a nossa tão limitada atuação cristã no entendimento que deveríamos desenvolver – abraçando outras Casas da região, uma vez que o projeto tinha amplo aspecto, o de oferecer auxílio àqueles que necessitavam de portas abertas para receberem o atendimento fraterno que uma casa que se intitula espírita deve ter.
Outras Casas também foram se sensibilizando com o tema da Dependência Química (DQ) e buscando por melhores entendimentos, aceitaram a empreitada de junto conosco, iniciarmos estágios junto a Instituições que já trabalhavam como tema de DQ, a fim de obtermos as melhores diretrizes de funcionamento de um futuro trabalho conjunto.
Assim, iniciamos um curso preparatório de 12 domingos consecutivos, amplamente divulgado pela USE, buscando a parceria destas Casas irmãs (Sociedade Bezerra de Menezes e Sociedade Espírita Maria de Magdala), com uma programação de temas específicos sobre drogas, tipos, sua prevenção, os riscos bem como os tratamentos que poderiam ser oferecidos.
O grupo de expositores foi composto por médicos, psicólogos, terapêutas clínicos, delegados de polícia e demais convidados, todos com atividades desenvolvidas junto a DQ, direta ou indiretamente, e teve a participação média de 100 pessoas por reunião.
Finalizado o curso, foi feita uma avaliação espiritual para a seleção daqueles que iriam iniciar a tarefa de atendimento, agora com divisão de tarefas.
As equipes delineadas, divulgação sendo feita a todas as Casas da região, panfletos sendo distribuídos pela USE e muitas preces pela tarefa, inicia-se o projeto em 11 de Novembro de 2006. Buscando por atualização e constante reciclagem no trato da DQ, os coordenadores promoveram em Agosto/2008, novo Curso, agora específico para trabalhadores de casas espíritas, que atuavam na área, reunindo em 06 domingos, mais de 120 inscritos, provenientes de várias Casas da região, que contou com a participação de expositores e profissionais da área da Saúde, trazendo maiores esclarecimentos acerca da prevenção e do uso indiscriminado das drogas, curso este que resultou em um material bastante rico, em mídia que foi distribuída.
Atendendo atualmente mais de 30 participantes, entre dependentes e co-dependentes, o Projeto “ Passos de Luz ” trabalha em seus diversos setores- (Entrevistas, Palestras, separadas em dois momentos – Evangélico-Cristão e de esclarecimento científico, Passes, Salas de atendimento ao dependente e co-dependente, e finalmente pelo setor de desobsessão, composto por um grupo de médiuns experientes, que atua junto às faixas de influência, minimizando o sofrimento dos envolvidos na trama da dependência, encarnados e desencarnados), buscando pela continuidade de uma tarefa que certamente traz os benefícios aqueles que estão em busca da renovação de suas trajetórias, visando a obtenção da paz e do equilíbrio.
Para participar, consulte a agenda.
Projeto NASCIE
NASCIE – Núcleo de Assistência à criança com influenciação espiritual.
Tem como objetivo o tratamento da criança com influenciação espiritual. O tratamento é realizado em reuniões semanais, ele é composto de entrevistas, palestras e passes. A criança deverá estar acompanhada pelos pais, que participarão das palestras.
Como detectar a influenciação espiritual na criança?
Existe um trabalho muito bom a respeito do tema em tela, cujo link é:
Mediunidade-na-infancia.pps.